quarta-feira, 7 de abril de 2010

A FORMAÇÃO MUSICAL

Caros Guitarristas,

Como sabem o som é o objecto de estudo da Música e neste Espaço Afim tetradimensional em que vivemos ele movimenta-se à velocidade de 340 m/s aproximadamente e tem quatro propriedades a saber: Duração, Altura, Timbre e Intensidade...que já definimos devidamente para os nossos objectivos de formação...por enquanto.

A Música propriamente dita com que lidamos tem três elementos que iremos gerir ao longo da formação transversal que vamos interiorizando e esses elementos são a melodia, a harmonia e o ritmo, cujas definições também já contextualizámos devidamente. A disciplina de Formação Musical, para além de desenvolver a leitura musical (Solfejo rezado e entoado), irá contribuir para a compreensão da formação dos intervalos numa primeira fase e dos acordes logo a seguir. O treino auditivo é fundamental para que esta identificação seja o mais eficaz possível e também neste dominio a prática parece ser o procedimento mais sensato para uma aprendizagem segura.
Actualmente a internet vai oferecendo cada vez melhores recursos para nos ajudar a obter bons conhecimetos neste e noutros domínios do saber humano.
Hoje deijo aqui algumas sugestões de consulta que me parecem interessantes para consolidar a nossa Formação Musical...boas audições e boas práticas.






 
Saudações Musicais
 
José Carita

Sem comentários:

Enviar um comentário